U.E STA MARIA DAS VASSOURAS
PROFESSOR: HUMBERTO COSTA SILVA
DISCIPLINA: FISICA
DISCIPLINA: FISICA
TURMA/SÉRIE: 3ª SERIE
ENS. MÉDIO
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: QUIMICA
E FISICA
1 - TEMA: PILHAS
CASEIRAS
2 - OBJETIVO GERAL: Construir uma pilha
caseira com matérias/recursos alternativos.
3 - OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Reconhecer os vários tipos de pilhas existentes no mercado;
·
Entender o funcionamento de uma pilha industrial;
·
Determinar quais as substâncias existentes numa pilha;
·
Entender a transformação entre energia química em energia
elétrica;
·
Assimilar
com propriedade o conceito de oxirredução;
·
Conhecer na prática o conceito de tensão, corrente elétrica e
resistência; ligações elétricas em série, assim como suas unidades de medida.
·
Construir slides de
apresentação e hipertexto no computador;
4 - RECURSOS/MATERIAIS
·
Computadores com Internet e editor de apresentações;
·
Voltímetro
ou uma lâmpada pequena de lanterna ou LED (Diodo Emissor de Luz), ou ainda, um
relógio ou calculadora que funcionem com uma pilha comum de 1,5 V;
- 1 placa de cobre de aproximadamente
1,5 cm x 5 cm ou uma moeda de cobre (se você quiser um melhor resultado,
utilize mais placas);
- 1 placa de zinco do mesmo
tamanho que a anterior ou um prego de zinco;
- 2 fios elétricos de
aproximadamente 40 cm cada com garras de jacaré;
- Palha de aço;
- Um limão (ou qualquer um dos seguintes: tomate, batata, laranja ou
refrigerante de sabor cola).
5 - PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
·
Os alunos em grupos de 03 ou 04, irão inicialmente realizar uma pesquisa na Internet, de preferência na
própria escola, sobre o tema escolhido
(Pilha caseira) com duração de 2h/a.
·
Apartir dessa pesquisa os mesmo irão produzir slides sobre o assunto estudado (no máximo uns três)
contendo hipertexto( 2h/a);
·
Serão produzidos pelos alunos e com a orientação do seu
professor, pilhas caseiras;(2h/a)
·
Os alunos irão apresentar seus trabalhos em sala de aula (slides com hipertextos e os experimentos
caseiros) – 2h/a)
6 - AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados de acordo com sua
participação nas atividades assim como com suas colocações ou questionamentos
durante todo o processo de pesquisa e apresentações dos trabalhos em sala de
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário