quinta-feira, 30 de julho de 2015

U.E STA MARIA DAS VASSOURAS
PROFESSOR: HUMBERTO COSTA SILVA
DISCIPLINA: FISICA
TURMA/SÉRIE: 3ª SERIE ENS. MÉDIO
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: QUIMICA E FISICA

TEMA: PILHAS CASEIRAS
OBJETIVO GERAL: Construir uma pilha caseira com matérias/recursos alternativos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Reconhecer os vários tipos de pilhas existentes no mercado;
·         Entender o funcionamento de uma pilha industrial;
·         Determinar quais as substâncias existentes numa pilha;
·         Entender a transformação entre energia química em energia elétrica;
·         Assimilar com propriedade o conceito de oxirredução;
·         Conhecer na prática o conceito de tensão, corrente elétrica e resistência; ligações elétricas em série, assim como suas unidades de medida.
·         Construir slides de apresentação e hipertexto no computador;
RECURSOS/MATERIAIS                                                                                                        

·         Computadores com Internet e editor de apresentações;
·         Voltímetro ou uma lâmpada pequena de lanterna ou LED (Diodo Emissor de Luz), ou ainda, um relógio ou calculadora que funcionem com uma pilha comum de 1,5 V;
  • 1 placa de cobre de aproximadamente 1,5 cm x 5 cm ou uma moeda de cobre (se você quiser um melhor resultado, utilize mais placas);
  • 1 placa de zinco do mesmo tamanho que a anterior ou um prego de zinco;
  • 2 fios elétricos de aproximadamente 40 cm cada com garras de jacaré;
  • Palha de aço;
  • Um limão (ou qualquer um dos seguintes: tomate, batata, laranja ou refrigerante de sabor cola).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

·         Os alunos em grupos de 03 ou 04, irão inicialmente realizar uma  pesquisa na Internet, de preferência na própria escola,  sobre o tema escolhido (Pilha caseira) com duração de 2h/a.
·         Apartir dessa pesquisa os mesmo irão produzir slides sobre o assunto estudado (no máximo uns três) contendo hipertexto( 2h/a);
·         Serão produzidos pelos alunos e com a orientação do seu professor, pilhas caseiras;(2h/a)
·         Os alunos irão apresentar seus trabalhos em sala de aula (slides com hipertextos e os experimentos caseiros) – 2h/a)


AVALIAÇÃO:  Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação nas atividades assim como com suas colocações ou questionamentos durante todo o processo de pesquisa e apresentações em sala de aula.

Um comentário:

  1. Humberto,
    sua aula está muito bem elaborada. No entanto, faltou colocares quantas aulas será desenvolvidas essa temática. Falta agora colocares em prática e registrar os resultados para posterior locação no blog.
    No restante estas de Parabéns!
    Tutora Nazaré

    ResponderExcluir